HD Externo pedindo para formatar. Não quero formatar.

Bom pessoal, essa semana meu computador infelizmente, deu um problema e eu tive que manda-lo para manutenção…:((( dai retirei um dos hds, no qual fiz backup de todos os meus arquivos e coloquei numa case para hd, que eu tinha para poder acessar meus aquivos pelo meu netbook.
Quando tentei acessar o tal hd, que estava dentro da Case, descobri que o meu netbook não estava reconhecendo ele…então fiz aquele procedimento normal para fazer o sistema reconhecer o hd que é iniciar>>ferramentas administrativas>>gerenciamento de computador>>gerenciamento de disco>>dai eu atribui uma unidade a ele e ele passou a aparecer (lembrando que fiz tudo isso sem formatá-lo, pois existiam arquivos importantes neste hd e que eu não queria perder).

Ele ficou aparecendo assim:

***percebam que ele está aparecendo na unidade f:
Dai toda vez que eu clicava nele, aparecia esta mensagem:
Sendo que a ultima coisa que eu queria era formatar meu hd, pois como eu havia dito, tinha muitos arquivos importantes nele. Dai decidi voltar em iniciar>>ferramentas administrativas>>gerenciamento de computador>>gerenciamento de disco>>e desfazer o que havia feito, no caso coloquei o hd em offline.
Bom depois de ver muitos tutoriais e de já está desesperada, pensando que tinha perdido tudo que estava no meu hd…simplesmente reiniciei meu netbook com o hd plugado…dai quando eu reiniciei apareceu novamente meu hd, sendo que dessa vez apareceu na letra E:, e quando cliquei sobre ele, novamente apareceu a mensagem acima, sendo que dessa vez pedia para formatar a unidade E:  e depois aparecia uma mensagem de erro, quando eu cancelava a mensagem de formatar.
Emfim já sem esperança alguma…encontrei em umas anotações antigas, da época do DOS, um modo de resolver esse problema.
Na anotação dizia que eu teria que utilizar o comando, o CHKDSK(Check Disk),  que é um comando dos sistemas DOS e MS Windows que verifica a integridade do sistema de arquivos de um disco rígido ou disquete (na época né) juntamente com /f (o /f serve para corrigir os erros no disco).
Observação: Quando o chkdsk for executado com o parâmetro /f não deve ser interrompido em hipótese alguma sob pena de perda da integridade dos dados existentes no HD em análise.
E para utilizar esse comando eu teria que entrar no modo cmd (já que eu utilizo o windows 7 hoje em dia né)…e foi o que eu fiz…
cliquei em iniciar e em seguida escrevi cmd ( veja na figura abaixo):
Bom e lá tinha dizendo num tutorial que se eu utilizasse o comando abaixo, eu conseguiria encontrar os arquivos de um hd ou disquete(lembrando que meu hd Não foi formatado).

chkdsk Aqui coloca a unidade do meu HD: /f 

no meu caso ficaria assim:
chkdsk E: /f

Eu tentei pessoal e logo apareceu a seguinte tela:

Depois de esperar alguns minutos e para minha felicidade total, meus aquivos estavam no hd e finalmente consegui acessá-los através de meu netbook e a mensagem de formatar não apareceu mais.
Atenção: Pessoal eu ainda não testei esse comando com pendrive, mas acho que deve dar certo também…se alguém testou, por favor, posta ai o que aconteceu ok…abraços!!

69 comentários sobre “HD Externo pedindo para formatar. Não quero formatar.

  1. Rafael Leoni

    Boa tarde! Tentei utilizar o comando para recuperar meu hd, mas apareceu a seguinte mensagem “O tipo do sistema de arquivos é RAW. CHKDSK não está disponível para unidades RAW”. Teria algum outro comando que poderei utilizar? Desde já, muito obrigado!

  2. Heuller Roosewelt

    Oi, Ruth.

    Mesma coisa acontecendo comigo. HD pedindo para formatar na inicializacao.
    Mandei o (no meu caso G:) e agora começou a aparecer como unidade NTFS e aparece uma nova msg de que G: não está acessível. Acesso negado.

    E agora?

  3. Anonymous

    Vc salvou minha vida em forma de arquivo!
    Após horas baixando varios programas e visitando sites e foruns estrangeiros, apareceu vc, simplesmente VOCÊ.
    Eternamente grato.

  4. Mara e Beto

    Socorro!!! Sobre o comando chkdsk D: /f “Tentei utilizar o comando para recuperar meu hd, mas apareceu a seguinte mensagem “O tipo do sistema de arquivos é RAW. CHKDSK não está disponível para unidades RAW. Alguém pode me ajudar?

  5. Adriana

    Obrigada Ruth! Me ajudou a recuperar dados importantes do meu disco D.
    Lendo os comentários, achei interessante o qto as pessoas não estão acostumadas com mulheres resolvendo problemas de informática. Já vão chamando de “cara”, “irmão”, “amigão”… kkkkkkkkkk Eeeeeeeeee mundo machista!!!!!

  6. ROBERTO REIS

    Muito obrigado Ruth,estava com este problema e sua informação foi de extrema importância para a solução do meu problema.O meu hd voltou a funcionar perfeitamente.
    Feliz 2016 para você e sua Família.
    Roberto

  7. Gabriela Menezes

    olá tudo bem? fiz do jeito que você fez só que quando chega na parte 2 trava em 96% e não sai disso.o que faço? já estou desesperada. eu tenho um hd externo de 500gb que está com problemas há muito tempo eu conecto ele no pc ele reconhece mas na hora de abrir a pasta diz que não está respondendo. eu estou tentando fazer do jeito que você fez mas travou em 96% da parte 2 por favor me ajude.obrigada.

    1. Ruth Arouca Costa Autor da Postagem

      Tem como você usar ele como hd interno e fazer o procedimento?Tipo tirar ele da case e colocar direto no pc? você poderia enviar um print do que está ocorrendo? Pq se eu não souber a solução pode ter alguém que saiba e que dê uma dica. Se puder manda.

    1. Ruth Arouca Costa Autor da Postagem

      Quando vc executou o comando “chkdsk Aqui coloca a unidade do meu HD: /f” , você tem certeza que parou em 96%? tipo o pc tava travado? Pq assim, se por um acaso você tiver interrompido esse processo pode ter ocorrido a perda da integridade dos dados existentes no HD em análise ok.
      Bom Gabriela eu acredito que seu HD esteja ruim mesmo, pois até o momento esse procedimento funcionou, em todos, que ainda estavam em bom estado. E assim amiga pelo que eu li quando acontece isso que aconteceu com você é pq o hd não está mais funcionando mesmo. Quando se executa o comando e passa horas e horas, e para, por exemplo: 96%, como foi seu caso é pq o Hd está ruim mesmo.Agora é preciso ter certeza que parou em 96% mesmo, pois se você interrompeu o processo, como eu disse a cima, pode ter ocorrido a perda da integridade dos dados existentes no HD.
      Eu vou pesquisar aqui mais e solicito aos amigos que se puderem ajudar com alguma dica nos ajude.

      1. Gabriela Menezes

        eu testei mas nem do canto sai fica do mesmo jeito: estágio 2 examinando ligação do nome do arquivo processo 82187 de 85302 concluidos estágio 96% total 56% eta:00:29:54 e não sai dai de jeito nenhum o que é que eu faço?obrigada.

          1. Ruth Arouca Costa Autor da Postagem

            olha tem empresas que fazem a recuperação de hds. Aqui na minha cidade, tem uma por exemplo. Não é um serviço barato n viu. Mas vale a pena para quem tem coisas muito importantes né.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *